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Motivação X Condicionamento

Tenho atuado em vários estados do Brasil sendo chamado para trabalhar com a motivação de funcionários

Postado em 04/05/2017

Tenho atuado em vários estados do Brasil sendo chamado para trabalhar com a motivação de funcionários. Infelizmente tenho percebido que muitos fazem confusão entre motivação e condicionamento. Há varias definições e prismas sob o qual podemos analisar o tema da Motivação.

Como o nome já diz motivação significa motivar para a ação, ou seja, dar motivos suficientemente fortes que façam pessoas e organizações atingirem seus objetivos. Assim a motivação de um maratonista que se prepara com treinos, preparação física e alimentação adequada pode ser muitas vezes querer subir ao pódio.

Estes motivos para a ação podem ser estímulos internos e externos. Acredito que, geralmente, os motivos internos têm mais força que os motivos externos porque estes são mais vulneráveis a desaparecerem ou deixarem de exercer influência sobre o indivíduo.

Vários líderes e gerentes de grandes organizações acreditam que pelo fato de oferecerem prêmios e viagens para os primeiros colocados em alguma “competição interna” estão motivando pessoas. Mesmo achando importante este tipo de incentivo, esses benefícios proporcionam mais o condicionamento das pessoas do que a motivação.

É mais ou menos o efeito do ar condicionado, enquanto o ar está ligado o ambiente fica agradável, mas basta desligar o botão e a reclamação vem à tona. Ou ainda semelhante à cenoura que colocamos a frente do coelho que corre para tentar alcançá-la. Mas provavelmente ao retirarmos a cenoura perceberemos que muitas vezes o coelho pára de correr. Isso significa que ele estava condicionado a correr e não motivado.

Se o coelho consegue continuar correndo com a mesma ênfase, aí sim poderemos dizer que ele era um coelho motivado. E da maneira mais profunda: por motivos internos.

Repito que não sou contra aos incentivos de vendas, mas digo também que mais importante que isso são as organizações permitirem que seus colaboradores tenham suas necessidades satisfeitas e lapidadas pela organização, sentindo-se peças importantes no dia-a-dia da empresa.

As organizações precisam, na medida do possível e dentro dos limites, dar oportunidade e liberdade para as pessoas para que assim, elas possam dar o melhor de si. 

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